terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tibia - Línguas

O meu primeiro contato com a língua inglesa ocorreu de forma simples e natural. Desde pequeno estou cercado por marcas, expressões, e diversos tipos de expressão da língua inglesa.

A aprendizagem, em si, teve origem com 6 para 7 anos, onde passei a ter aulas básicas de inglês na escola que frequentava. Inicialmente, aprendíamos coisas simples e corriqueiras, como cores, nomes de animais, objetos do dia-a-dia, etc. Com uma maior idade, talvez 10 anos, começou o aprendizado relacionado a formulação de orações e tempos verbais, que até então, parecia-me complicado, ainda que eu me virasse bem ao longo das aulas.

O uso do inglês até este momento de minha vida era praticamente insignificante, limitado somente a escrita requisitada em aula, quando em 2003, tive primeiro contato com Tibia. De início, o inglês em uso foi também muito simples, limitado a palavras de interação básica com NPCs como "Buy", "Sell", etc. Ao longos dos anos, perdi meus amigos brasileiros que também jogavam Tibia, e passei a jogar em servidores alemães, onde o número de estrangeiros supera o de brasileiros, logo, o uso do inglês torna-se imprescindível. Poder me comunicar com estrangeiros no jogo, foi realmente um estímulo para aperfeiçoar o meu domínio sobre o idioma; dentre outros motivos, por achar interessante colocar em prática a teoria aprendida até então. Aprender uma língua torna-se muito mais simples e fácil se você tem contato com a mesma, naturalmente. Ler, compreender, e formular mensagens em inglês para se comunicar com outros jogadores é um exercício formidável, entretanto, ao longo desta experiência, pude também notar que um problema pode acontecer; os demais jogadores a se comunicarem em inglês com você, podem não ter esta língua como nativa de seu país (como poloneses), e também não ter um grande domínio, então por vezes, você terá contato com mensagens com conteúdo expresso de uma forma incorreta, o que pode te influenciar a cometer os mesmos erros, futuramente. Entretanto, prestar atenção e identificar estes erros, pode também ser um sinal de que você está lidando bem com o idioma.

De um modo geral, praticar inglês em Tibia, solidificou meu domínio sobre a língua (escrita, ao menos), pois me colocou em uma condição de "necessidade de comunicação", uma vez que eu queria ter uma "voz ativa" na comunidade local. Consequências diretas são os exercícios de formular frases de necessidades reais, não apenas teóricas, como em aulas de inglês.

Este é o relato de um caso específico de como o jogo influenciou o aprendizado da linguagem, mas não uma regra, visto que parte das pessoas que conheço, e também têm acesso ao jogo, não desenvoleram nenhum tipo de interesse por outra língua, além de já sub-utilizarem a que já conhecem (português).

Desde já grato,
Corrêa.