sábado, 7 de novembro de 2009

O bom uso da escrita

A função primordial da lingua escrita é a comunicação. Devemos entender que esta função consiste em transmitir uma mensagem para outro ser vivo capaz de decifrar estes tais "códigos". Seria mágico, se não fosse tão simples.

É preciso ter em mente que este tipo de comunicação não é tão eficiente quanto o "face-to-face", já que abre mais espaços a interpretação, e não conta com outros recursos como o de entonação de voz ou visual.

A partir deste ponto podemos começar realmente o post, que busca incentivar aos leitores do Mathinga Braba que façam o bom uso de nosso bom e querido português.

A função da escrita, esta da internet, também é a comunicação, ou seja, devemos objetivar que a mensagem desejada seja compreendida pelo outro. O meio é a língua portuguesa, uma língua absolutamente rica, que oferece condições de que a grande maioria das ideias sejam passadas com certa precisão aos demais. Não vos peço, e nem é necesserário, que utilizem o português em sua forma culta ao escrever no MSN, ao mandar um email para o Mathinga Braba, ao deixar o recado para aquele seu amigo do Orkut... etc.
Afinal, a internet é quase um sinônimo de praticidade, dinamismo. Seria um absurdo perder mais tempo digitando uma mensagem para um conhecido do que enviando uma carta escrita, confere? Descaracterizaria o processo!

Mãs... ao mesmo tempo, se cada um criar sua "linguagem própria" e digitar de um modo totalmente absurdo, como podemos ver por aí, outra parte do processo será descaraterizada: a comunicação! Imaginem só, seria necessário andar com um dicionário diferente para decifrar o que cada pessoa estaria digitando, já que a escrita não seria uniforme!

Além disso, praticar o bom uso da língua nunca é demais. Sempre bom estar pronto para escrever da forma correta quando necessário.

Desde já grato,
Corrêa.