terça-feira, 19 de maio de 2009

Kamikaze, e o capacete?

Certamente você já ouviu falar a palavra Kamizake. Se nunca ouviu, se mate terá a oportunidade de conhecer o seu significado neste post.


Etimologia

A palavra japonesa tem origem da junção de duas palavras: Kami (Deus) e Kaze (Vento). Em outras palavras, significa Vento de Deus, Vento Divino. No Japão, a palavra Kamikaze é utilizada apenas com este significado, em referência a um grande Tufão que no ano de 1281 teria salvo o Japão de uma grande invasão marítima líderada por Kublai Khan, conquistador Mongol. Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial o nome foi designado (na língua inglesa) para os ataques suicidas realizadas por pilotos japoneses. Este último é o significado mais conhecido mundialmente.

Por que Kamikaze?
Durante a Segunda Guerra, o almirante Takijiro Onishi desenvolveu o conceito Kamikaze ao perceber que sua força aérea não era páreo para combater a força aérea dos Aliados, em especial, a Norte-Americana.

Apesar de ser considerada "cruel" por alguns, a idéia realmente traria alguns benefícios ao Japão, como custos e efetividade prática do combate (e combatente). Um piloto Kamikaze não precisa ter conhecimentos de pouso, apenas de decolagem. O combustível de um avião Kamikaze pode ser reduzido pela metade, uma vez que o avião "não precisará voltar para casa". Quando o avião já não contava com munição para causar baixas ao inimigo, ele ainda serviria como arma destrutiva. Um piloto Kamikaze não tem o que temer, ele sempre estará disposto a concluir qualquer missão.

E quem eles eram?
Os Kamikaze eram geralmente estudantes universitários, motivados pela obrigação e gratidão da família e da nação. Após servirem de Kamikaze, as famílias dos jovens pilotos eram condecoradas pela atitude de seu representante. Morrer pelo país seria realmente uma grande honra, e como incentivo, antes de partirem para sua missão os pilotos tinham grandes desejos materiais realizados, eram tratados e preparados como verdadeiros heróis.

Funcionaram?
Sim, foram de grande efetividade. Eram verdadeiros "cães de guarda" da grande ilha do Japão. Uma de suas missões era afundar ou avariar os navios da marinha Aliada que tentassem se aproximar do país, sendo muito efetivos ao cumprí-la. Totalizaram mais de 15.000 mortes as tropas aliadas, segundo registros.

Por que pilotos Kamikaze utilizavam capacete?
Se você fez esta pergunta, você é uma pessoa doente mental curiosa.
Mas há sim, diversas explicações para isso. Primeiramente, servia com o propósito de qualquer outro capacete: proteção do piloto. Era um artigo tradicional do uniforme dos soldados, servindo inclusive para eles fixarem suas bandeirolas com dizeres de glória ao Japão e bandeiras de seu país. E por fim, no capacete que estava localizado o sistema de escuta e comunicação dos pilotos, sendo então, fundamental a utilização do mesmo.

Após a Guerra...
Na noite da rendição japonesa, Takijiro Onishi cometeu suicídio, deixando um bilhete agradecendo e se desculpando pela morte dos pilotos. Segundo ele:
"Seus sacrifícios foram em vão."

Desde já grato,
Corrêa.