domingo, 5 de abril de 2009

Tibia - A paciência é uma virtude.

Sim, caros leitores. Em Tibia, a maior virtude que você pode ter é a paciência.
Os criadores e desenvolvedores do jogo sempre recompensaram os "pacientes", não sei identificar se isso é uma mera casualidade, ou algo concreto, mas a verdade em Tibia é: Você pode ser paciente ou impetuoso.

Em cada caso, há uma vantagens e desvantagens, claro. Vamos identificá-las?
Em meu post anterior sobre Tibia, pudemos notar que a criatura que dropa mais gold no jogo são os Ratos, no entanto, quanto tempo nós demoraríamos para conseguir 1000 moedas de ouro apenas matando ratos? Muito, claro... e quanto nós gastaríamos para conseguí-las? Nada!

Conclusão: Muito trabalho (paciência) e nenhum prejuízo, alta recompensa.

A situação oposta seria, digamos, matar Demons. Para conseguirmos 1000 moedas de ouro matando os temíveis demônios, demoraríamos apenas alguns minutos, no entanto, com que custo faríamos isso? Um alto custo, claro, muitas poções e runas mágicas seriam utilizadas.

Certo, mas largando mão um pouco dos Loots, vamos exemplificar de outra forma, vamos analisar o caso das magias. Um exemplo, as magias de cura:

Light Healing (Exura) - 20 Mana Points
Intense Healing (Exura Gran) - 70 Mana Points

Se utilizarmos 7 vezes a magia Exura (140MPs gastos) e utilizarmos 2 vezes a magia Exura Gran (os mesmos 140MPs gastos), em qual dos casos será que recuperaremos mais HP?
A resposta é: Utilizando Exura!

Certo, então sabemos que se ficarmos utilizando "Exura" obteremos o melhor custo benefício Mana Points gastos/Health Points curados.
Maravilhoso, mas, em um caso isolado, a magia Exura Gran recupera algumas vezes mais HPs do que sua concorrente Exura, o que pode ser necessário em alguns momentos em que se precisa recuperar boa quantidade de HP rapidamente. Ou simplesmente, menos trabalhoso utilizar apenas uma magia no lugar de três, ou mais.

Novamente, o que podemos notar? Se você tiver paciência, você obtém melhor aproveitamento de Mana Points, ou você pode optar por algo mais prático e rápido, que não será necessariamente tão eficiente quanto o outro modo.

Por fim, as caçadas!
Quando caçamos podemos fazê-lo de dois modos, o modo impetuoso e o paciente.
Analisando friamente, o modo mais eficiente de se caçar seria, após matar a criatura, esperar seu HP e MP se regenerar através de Foods, eliminando qualquer custo. Todos sabemos que fazer isso seria quase impossível, requer uma paciência ainda não descoberta pela humanidade, até porquê, isso iria requerer um tempo que na maioria das vezes sempre não é disponível para nós, jogadores.
Entretanto, o jogador pode caçar de um modo mais impetuoso, recuperando seus pontos com poções, utilizando runas, magias, etc. Isto certamente fará com que ele obtenha mais Experience Points e mais Loots de forma mais rápida, mas gerará algum custo. Se este custo será recompensado depois, apenas a vulgar "sorte" poderá responder. Caçando deste modo, inevitavelmente você precisará dispor de algum recurso inicial, para poder comprar os equipamentos necessários na caçada, de outro modo, você simplesmente precisará esperar, ter a famigerada PACIÊNCIA.

Em resumo, o ideal é equilibrar a ansiedade com a frieza. Eu, particularmente, procuro fazer isso: evitar desperdícios, mas sempre ter um bom aproveitamento naquilo que estou fazendo. Entender: certas vezes alguns gastos a mais são necessários, outras vezes... não.

Não importa o exemplo que você tome, em Tibia você tem que saber equilibrar a ansiedade com a realidade. Um exemplo derradeiro: Vamos supor que um Mago utilizando a magia Energy Strike consiga desferir um dano de 50 ao custo de 20MPs, caso ele utilize a magia Rage of the Skies ao custo de 770MPs e desferindo um dano de 400, ele estará abrindo mão de um melhor desempenho para ter um resultado mais imediato, uma reação mais rápida.

Em resumo, tudo é uma grande escolha: Imediatismo ou Efetividade.
Vai do estilo de cada jogador, mas é interessante estar ciente disso.

Desde já grato,
Corrêa.