domingo, 8 de fevereiro de 2009

Afinal, o que é um PodCast?

Nós do Mathinga Braba fazemos um PodCast. Há muito tempo.

Mas, se me pararem na rua para perguntar:
"Ivo, o que é um PodCast?"
Eu provavelmente não saberia como definir em poucas palavras o que significa. Portanto, resolvi apelar para nossas companheiras de todas as viagens, Wikipedia.

PodCast, segundo Wikipedia:

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital pela Internet, através de um Feed RSS que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automatico do conteudo de um Podcast.

A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor de um Podcast é chamado Podcaster.

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (MP3, geralmente), ficam armazenados em um servidor na internet. Por meio de um RSS Feed ou manualmente, o usuário faz o download deste conteúdo para seu computador ou player portátil.

Um podcast é genericamente anólogo de uma série de TV ou de um programa de rádio, só que não é ao vivo, como nos programas de TV e Rádio gravados.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que podemos concluir? Podemos resumir então que o PodCast do Mathinga Braba é um "programa", muito similar ao que seria um programa de rádio, com a diferença (mais do que óbvia) de que não é pelo rádio, em uma estação, que você terá acesso ao conteúdo deste programa. Em nosso caso, o conteúdo do programa é totalmente via áudio, não contém imagens nem intervalos comerciais. Outra característica interessante é que não há uma periodicidade fixa entre o tempo de um programa e outro, bem como o tema que será apresentado.

É muito interessante também salientar que diferentemente dos programas de rádio e TV, não há concorrência entre PodCasts. Por ser uma mídia que o usuário tem acesso a qualquer momento do dia, por qualquer meio que seja (PC ou portátil), não há disputa de audiência, os PodCasts não disputam horários. Uma mesma pessoa pode ouvir os mais variados PodCasts a qualquer momento, sem deixar de ouvir um por conta de outro.

Como eu disse, eu não saberia resumir em poucas palavras, e continuo não sabendo.

Desde já grato,
Ivo.