quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Como funciona um forno de microondas?

(Não sei)
... na grande maioria dos casos, você, leitor, não está muito preocupado em saber como este aparelho funciona, contanto que aqueça seus alimentos em 2 minutos, certo?
Pois neste artigo você entenderá melhor o motivo por este equipamento aquecer tão rapidamente e de forma "tão simples" a sua comida.

O principal que devemos saber é: o forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Simples até aqui... mas vamos nos aprofundar um pouco mais. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética de vibração das moléculas de água contida em nossos alimentos, por exemplo (mas não só neles). Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo em questão.
As ondas eletromagnéticas atravessam materiais como: vidro, cerâmica, plástico, papel e outros... mas, as moléculas de água absorvem a energia dessas ondas e então geram o calor.

Cientes disso, devemos repensar algumas vezes antes de ficarmos expostos as microondas, afinal de contas, nosso corpo é constituído em sua maior parte de água. Quando as pessoas ainda não tinham este conhecimento, houve o caso de um japonês desavisado que colocou a cabeça dentro do forno de microondas (na época em que ainda funcionava, mesmo quando aberto) e ela simplesmente "explodiu".
Nada agradável, não é?

Em resumo, é desta forma que as microondas são capazes de aquecer o seu alimento de forma rápida e prática, e também a justificativa delas não aquecerem materiais como... uma pedra. Sem água, sem aquecimento.

Desde já grato,
Corrêa.